Origem das Notas Musicais

Inst e Vocal BR / /

De onde vêm os nomes das notas musicais?

 

De um canto do século 11 - mas com uma adaptadinha pra ficar mais sonoro

por Itamar Cardin
Quem batizou as notas musicais foi o monge beneditino italiano Guido d'Arezzo. Ainda no século 11, ele nomeou a escala ao se inspirar num hino a São João Batista, composto por outro monge, Paolo Diacono, três séculos antes. (Veja os versos abaixo.) Para entender a lógica, basta pular o primeiro verso e depois pegar a primeira sílaba de cada frase para reconhecer as notas - (Ut), Re, Mi, Fa, Sol, La e S. O Si ele adaptou, juntando as primeiras duas letras de Sancte e Iohannes. Cinco séculos depois, incomodado com o som da primeira sílaba, o músico Giovanni Maria Bononcini incrementou uma mudança. Excluiu o Ut e trocou pelo Do, de Dominus (Senhor). E, com essa benção celestial, sacramentou a nomenclatura das notas musicais.
"Ut queant laxis... resonare fibris... mira gestorum... famuli tuorum... solve polluti... labii reatum... Sancte Iohannes."
Letra e música
Desde a Antiguidade, o padrão era usar letras para as notas. (O nosso sistema que é exceção, aliás. Começou com a loucura do monge e se espalhou principalmente para os países latinos.) Em países anglófonos, as notas são representadas por letras: C, D, E, F, G, A e B (ou H). Essa é uma das designações mais antigas, que nós usamos também em cifras. Mas o alfabeto grego arcaico, por exemplo, também já foi usado.

Musica é no Instrumental e Vocal Brasil | O Site Musical do BRASIL!

Instrumentos Musicais e Áudio em Itabuna,Instrumentos Musicais, Loja Virtual, Musica, Música, Guitarra, Violäo, Contra-Baixo,Bateria, Sax, Percussäo, Bahia, Ilhéus, Itabuna, Bandas,Manutenção Luthieria no Sul da Bahia, Concerto de INSTRUMENTOS MUSICAIS Bahia,Instrumementos Orquestrais em Geral,loja de instrumento musical, piano,violão,instrumentos desopro,e,outros,em,Itabuna,Instrumentos,musicais,canto#coral,técnicavocal,violão,piano,violino,violoncelo,viola,percussão,bateria,cordas,tecla,sopromusica,clássica,musica,orquestral,erudita,mpb,internacional,oriental,gospel,religiosas,ópera,lirica,compra,acessórios#musical#cantado,vocais,luteria#conserto#instrumentos,escola,loja.instrumentos,musicais,loja,virtual,musica,música,instrumentos#musicais,e,áudioguitarra,violäo,contrabaixo,bateria,sax,percussäo,bahia,ilhéus,itabuna,vitóriadaconquista,portoseguro,feira#de#santana,salvador,laurodefreitas,barreiras#nordeste,bandas,internacional,mpb,#acessos91milhoes#,#acessos#milhoes#,#acessos#milhoes#,#acessos,acessos,#acessos1bideacessos#,trilhoes,deacessos#,#acessos,#trilhoes#,#trilhoesvisualizaçoes#,#musicshowbandavozeviolão#,#voz,emociona,impressionante,#showdetalento#clássic#cuerdas,#eua,eua,filipinas,germany#,#japan#,brasil,OPontodeencontro,do,musico,brasileiro,pointmusical,brASIL,Todo,musicose,EnCONTRA,AQUI,MUSICo,brASILbrasilero,brazil#Gravaçoes,oficina de violão gratisemsalvador,amazon,afinaçaorapidaefacil,viola classica,canto lírico em vídeos no you tube, doação de um violão,musico das cordas itabuna pablo,onde da se aula de canto vitoria da conquista,doação de violino,apostila alan sales,1apostila violao instrumental, REC#lugar do MUSICO BRasileiro é aqui,todo vapor musical

Curso de Violino




Arcos para Instrumentos (Luthier)


Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, ES Brasil

Aprender Teclado Online



Curso de Teclado#Aulas

Musicos
Vocalistas
Instrumentistas
Instrumentos Musicais