Sabará - O Grande Baterista de Itabuna - BA

Inst e Vocal BR / /
#Contato para aulas (73) 8818-6246)#
Quem não conhece na cidade o baterista Sabará, lenda da música popular brasileira em terras grapiúnas? Um dos fundadores do conjunto musical Ritmo Lord, atualmente Lordão, Sabará é o mesmo cidadão negro de nome Adalmiro Leôncio da Silva, nascido, em 3 de abril de 1934, em Ilhéus. Primeiro foi batuqueiro em escola de samba. Quando era 

adolescente, já tocava caixa em Ilhéus, na escola de samba “Eu Sou o Maior”, de Augusto Fidelis, jogador de futebol apelidado de Augustinho.
Sabará viu pela primeira vez uma bateria sendo tocada em Realengo, no Rio de Janeiro. O baterista era o habilidoso percussionista Djalma. Gostou. Mais tarde viu em Ilhéus o percussionista Carlito tocando bateria. Gostou ainda mais. Cheio de ritmos, sentimentos e sonhos tocou pela primeira vez uma bateria aos dezesseis anos de idade quando então integrou o grupo musical que se apresentava na boate Okay Night Club, de seu Maron, em Ilhéus. O grupo era formado com o professor Nivaldo no trompete, Florisvaldo Gouveia no piano, Francisco Augusto no sax e Antenor era a voz. Tempos depois, em Itabuna, participou do conjunto Os Diamantes, da Rádio Difusora Sul da Bahia, nos anos 1950 e 1960. O conjunto era integrado por Mimidi na guitarra, João Santos como baixista e Élson no sax.


Para quem não sabe, Sabará fez curso de aperfeiçoamento de bateria com os professores Jorge Sacramento e Jorge Startery Sampaio, da Universidade Federal da Bahia. Aperfeiçoou-se em ritmos brasileiros com o professor Martinelli Filho, da USP, e participou do curso de iniciação musical ministrado pelo maestro Florisvaldo Santos, da Filarmônica de Ilhéus. De aluno talentoso passou a professor competente de música, dando aulas de bateria em instituições sociais e culturais. Na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Escola Beethoven, Sítio do Menor Trabalhador, bem como aos integrantes do Grupo Musical Cacau com Leite e Mel de Cacau.


Por sua atuação profissional expressiva, como baterista e professor musical em terras grapiúnas, Sabará recebeu, entre outros, o Troféu Mandacaru de Ouro, Troféu Jorge Amado da Fundação Cultural de Ilhéus, Troféu Jupará da Rádio Morena FM e Troféu Terravista. Participou como jurado em dezenas de festivais de música. Como baterista de conjuntos musicais, é bom saber que integrou o Grupo Encontros, Grupo Novos e Usados Jazz Band e Grupo Bahia 4, citando aqui apenas alguns.


Acompanhou trinta e dois artistas de expressão nacional, de 1960 a 2001, como Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, Caubi Peixoto, Anísio Silva, Gregório Barrios, Elen de Lima, Booker Pitman, Eliana Pitman, Wanderley Cardoso, Miltinho, Trio Nagô, Nelson Ned, Tito Madi e Wando. No plano regional, para a nossa sorte, é difícil um artista de expressão em nosso cancioneiro não ter sido acompanhado do ritmo que Sabará consegue extrair quando toca bateria.


Esse cidadão negro, de jeito amigo, sincero e gestos generosos, que pensa e sente o mundo através do som, com uma impressão digital como percussionista tão dele, possui uma habilidade incrível para espalhar e reunir diamantes em cima de uma membrana esticada quando toca bateria. Com ligeireza nas mãos, firmeza nos punhos e trepidação nas veias, se a música pede alegria. Mas se for para embalar a tristeza, sabe fazer como poucos com que a caixa repercuta o abraço afetivo da noite, em carícia de lenço. Entre lamentos que deslizam e fluem da alma, dizendo segredos.


[Por Cyro de Mattos]
 


TOCAR PIANO

ESCOLAS DE MÚSICA EM ITABUNA - BA – T MUSICA

GUIA ITABUNA,ENCONTRE AQUI ESCOLA DE MÚSICA E CONSERVATÓRIO PARA APRENDER VIOLÃO, CANTO, PIANO E OUTROS EM ITABUNA

cursos de música itabuna com o música,aulas músicaescolas de música em itabuna guia cidade itabna,artistas de itabuna

MÚSICOS EM ITABUNA, BA - apontantando no ponto CERTO,cantor artistas E músicos itabuna.músicos brasileiros ,100 maiores músicos brasileiros,CATEGORIa:músicos do brasil

Musica é no Instrumental e Vocal Brasil | O Site Musical do BRASIL!

Instrumentos,musicais,canto#coral,técnicavocal,violão,piano,violino,violoncelo,viola,percussão,bateria,cordas,tecla,sopromusica,clássica,musica,orquestral,erudita,mpb,internacional,oriental,gospel,religiosas,ópera,lirica,compra,acessórios#musical#cantado,vocais,luteria#conserto#instrumentos,escola,loja.instrumentos,musicais,loja,virtual,musica,música,instrumentos#musicais,e,áudioguitarra,violäo,contrabaixo,bateria,sax,percussäo,bahia,ilhéus,itabuna,vitóriadaconquista,portoseguro,feira#de#santana,salvador,laurodefreitas,barreiras#nordeste,bandas,internacional,mpb,#acessos91milhoes#,#acessos#milhoes#,#acessos#milhoes#,#acessos,acessos,#acessos1bideacessos#,trilhoes,deacessos#,#acessos,#trilhoes#,#trilhoesvisualizaçoes#,#musicshowbandavozeviolão#,#voz,emociona,impressionante,#showdetalento#clássic#cuerdas,#eua,eua,filipinas, germany#,#japan#, brasil,O Ponto deencontro do musico brasileiro,pointmusicalbrASIL,TodomusicoseEnCONTRA AQUI, MUSICo brASIL brasilero,brazil#Gravaçoes REC#

Curso de Violino




Arcos para Instrumentos (Luthier)


Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, ES Brasil

Aprender Teclado Online



Curso de Teclado#Aulas

Musicos
Vocalistas
Instrumentistas
Instrumentos Musicais