#VIOLA DE ARCO # CLÁSSICA

Inst e Vocal BR / /

Viola


VOCE PREFERE UM CURSO  ONLINE?
Numa Plataforma Digital de Alto Desempenho HOTMART
Curso pela Internet(Online)Segue as Opções:
# Como Ensinar ViolinoClique Aqui
# Programa de Aceleração para Violinistas: Clique Aqui 
# Curso de ViolonceloClique Aqui
#Coletânea de Partituras para Casamentos (para Violino, Flauta ou Teclado) Clique Aqui

Viola
Informações
ClassificaçãoInstrumento de cordas friccionadas
ClassificaçãoHornbostel-Sachs321.322-71
Cordofone.
Instrumentos relacionados
viola (também chamada altovioleta ou viola de arco) é um instrumento musical da mesma família do violino (de arco e quatro cordas) e visualmente se assemelha a este (inclusive na maneira de se tocar), entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo. Além destes três instrumentos, a família dosinstrumentos de cordas friccionadas por arco possui o contrabaixo.
Assim como outros instrumentos de cordas, as violas também podem ser amplificadas eletronicamente. Muitos a utilizam na música popularjazzrock, sua utilização mais comum é na música clássica, principalmente em naipes de cordas de orquestras, ou em formações camerísticas como o quarteto de cordas.


Índice

 
  • 1 Timbre da viola
  • 2 Origem da viola
  • 3 Execução
  • 4 Técnicas de arco
  • 5 Métodos de Estudo para Aprendizagem e Aperfeiçoamento Viola
  • 6 Seleção de obras para viola
  • 7 Ligações externas

Timbre da viola

Afinada nos tons Lá (1°corda), Ré (2°corda), Sol (3°corda), Dó (4°corda), aviola possui um notável poder expressivo de acento mais suave, recolhido e melancólico.
Grandes compositores, clássicos, românticos e modernos, apreciando as qualidades extremamente emotivas deste instrumento escreveram obras muito importantes como concertos, sonatas e suítes.

viola foi criada entre os séculos XIV e XV. A primeira Publicação relativa foi: Régola Rubertina em 1543 por Ganassi del Fontego.Origem da viola

A viola como a conhecemos hoje possivelmente surgiu da Viola D'amore (Imagem ao final do artigo)
Comparação entre o Violino(esquerda) e a Viola (direita)
Tem tamanho pouco maior que o violino e também arco com tamanho e peso diferente do violino. Porém, para se tocar o instrumento adota-se técnica praticamente idêntica.
Viola D'amore
viola é um dos instrumentos que utilizam a clave de Dó (na terceira linha) e em regiões muito agudas utiliza a clave de sol.
Extensão: de 128 Hz a 1.280 Hz.
Representação das notas das cordas soltas:
Accord alto.jpg
A palavra viola foi utilizada por muito tempo (antes do Século XVI) para identificar genericamente qualquer instrumento de arco. Até fins do século XVl, havia mais de dez instrumentos com o nome de viola: Viola da Braccio, Viola Bastarda, Viola d´Amore, Viola da Gamba.
A Viola como conhecemos hoje, evoluiu da Viola da Gamba para a Viola de Braccio – Viola de Braço, aliás, o nome da Viola em Alemão é Bratsche, que é uma corruptela de Braccio, que era tocada apoiada pouco abaixo do ombro, no peito.
A partir de meados do século XVII, as famílias Amati, Guarneri e Stradivarius passaram a produzir Violas mais parecida com as de hoje em dia.
As diferenças entre os timbres da viola e do violino são claramente audíveis na Sinfonia Concertante (K.364) de Mozart.
Na música de câmara a viola sempre teve papel fundamental e faz parte da formação tradicional do quarteto de cordas.

Execução

A execução mais comum é a fricção do arco nas cordas. Antes de tocar o instrumento, o violista passa sobre a crina do arco uma resina chamada breu, que tem o efeito de produzir o atrito entre os fios da crina e as cordas, gerando o som. O som produzido pelas cordas é transmitido ao corpo oco da viola, denominado caixa de ressonância, pela alma, um cilindro de madeira que fica dentro do corpo da viola, mais ou menos embaixo do lado direito do cavalete. A alma liga, mecânica e acusticamente, o tampo superior ao inferior da viola, fazendo com que o som vibre por todo o seu corpo.
Pronação
A pronação é o movimento de pressionar o dedo indicador no arco (rotacionar o antebraço para o lado esquerdo gerando pressão no dedo indicador), aliviando a pressão exercida pelo dedo mínimo (dedinho). Este movimento acarretará em uma maior intensidade do som.
Supinação
Já a supinação é o movimento de pressionar o dedo mínimo no arco (rotacionar o antebraço para o lado direito) aliviando a pressão do dedo indicador, fazendo com que o som seja menos intenso. NOTA: Não é necessário fazer pressão com o dedo Mínimo (dedinho), pois o próprio peso do talão já é suficiente para com a intensidade do som...

Técnicas de arco

  • Pizzicato (beliscado): Os violistas nem sempre usam o arco quando tocam. O pizzicato consiste em tocar as cordas com os dedos, dando pequenos puxões ou beliscadas. Raramente o pizzicato se estende pela melodia inteira, e quando se lê na partitura a palavra arco os executantes interrompem o pizzicato e voltam a usar o arco.
  • Col legno (com a madeira): O arco é segurado de lado, de forma que a madeira do arco roce nas cordas, produzindo um curioso efeito rangente. Aparece no começo de Marte, o Mensageiro da Guerra, da suíte de Holst Os Planetas.
  • Vibrato (vibrado): Uma das importantes técnicas de instrumentos de cordas. Existem 3 tipos de vibrato: o de dedo, o de punho e o de braço. Consiste em fazer o som vibrar, formando uma flutuação mínima na afinação da nota, para cima e para baixo. O vibrato de dedo é para passagens mais rápidas. O de punho é o mais comum, e o de braço é para expressar com certa força, paixão, drama no trecho. É usado sobretudo em notas longas.
  • Corda dupla: Significa tocar, ao mesmo tempo, em duas, três cordas ou até mesmo quatro cordas, e consequentemente duas, três ou quatro notas (sob a forma de acordes), de uma só vez. É possível tocar três ou quatro cordas simultaneamente, sob a forma de acordes, porém pode-se sustentar apenas duas adjacentes.
  • Harmônicos ou Flautato: Notas suaves produzidas pelo toque muito leve com a polpa dos dedos em pontos estratégicos sobre a corda. Assemelham-se às notas da flauta e são usadas com mais freqüência na música moderna.
  • Glissando (deslizando): O instrumentista escorrega o dedo sobre a corda, tocando todas as notas dentro do intervalotocado, o que permite que todos os sons interpostos sejam ouvidos. Os glissandos aparecem quase exclusivamente nas músicas do século XX.
  • Sul ponticello (sobre o cavalete): Indica que o instrumentista deve passar o arco próximo ao cavalete, o que origina um som de timbre brilhante e estridente.
  • Sul tasto (sobre o espelho): Indica que o instrumentista deve tanger o arco próximo ao espelho, o que origina um timbre velado e mais melado.

Métodos de Estudo para Aprendizagem e Aperfeiçoamento Viola

  • Suzuki Viola School
  • Applebaum String Builder
  • Sevcik - Estudo da Técnica
  • BRATSCHENCHULE - Berta Volmer
  • Hans Sitt - 15 Estudos para Viola Op. 116
  • KAYSER 36 Elementary and Progressive Studies (Estudo de Viola)
  • Giuseppe Tartini - L'Arte dell'Arco (Estudo de Arco)
  • Método L'alto Viola

Seleção de obras para viola

Ligações externas

Commons
Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Viola
  • Viola de Arco (em português) - História da Viola, denominações, Obras e etc.
  • Viola in music (em inglês) - The role of viola in music. Information, description of works, videos, free sheet music, MIDI files, RSS update.
  • La viola (em espanhol) - Guía completa de la viola en Internet, historia, importancia, obras relevantes, violistas, compositores.
  • Viola Repertoire (em inglês) - The role Viola repertoire, by composer or instrument.
  • Viola Fanclub CD list (em inglês) - Viola recordings, alphabetical Listing by composer.
  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mensagem Rápida!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Musica é no Instrumental e Vocal Brasil # O Site Musical do Brasil!

Instrumentos Musicais e Áudio em Itabuna,Instrumentos Musicais, Loja Virtual, Musica, Música, Guitarra, Violäo, Contra-Baixo,Bateria, Sax, Percussäo, Bahia, Ilhéus, Itabuna, Bandas,Manutenção Luthieria no Sul da Bahia, Concerto de INSTRUMENTOS MUSICAIS Bahia,Instrumementos Orquestrais em Geral,loja de instrumento musical, piano,violão,instrumentos desopro,e,outros,em,Itabuna,Instrumentos,musicais,canto#coral,técnicavocal,violão,piano,violino,violoncelo,viola,percussão,bateria,cordas,tecla,sopromusica,clássica,musica,orquestral,erudita,mpb,internacional,oriental,gospel,religiosas,ópera,lirica,compra,acessórios#musical#cantado,vocais,luteria#conserto#instrumentos,escola,loja.instrumentos,musicais,loja,virtual,musica,música,instrumentos#musicais,e,áudioguitarra,violäo,contrabaixo,bateria,sax,percussäo,bahia,ilhéus,itabuna,vitóriadaconquista,portoseguro,feira#de#santana,salvador,laurodefreitas,barreiras#nordeste,bandas,internacional,mpb,#acessos91milhoes#,#acessos#milhoes#,#acessos#milhoes#,#acessos,acessos,#acessos1bideacessos#,trilhoes,deacessos#,#acessos,#trilhoes#,#trilhoesvisualizaçoes#,#musicshowbandavozeviolão#,#voz,emociona,impressionante,#showdetalento#clássic#cuerdas,#eua,eua,filipinas,germany#,#japan#,brasil,OPontodeencontro,do,musico,brasileiro,pointmusical,brASIL,Todo,musicose,EnCONTRA,AQUI,MUSICo,brASILbrasilero,brazil#Gravaçoes,oficina de violão gratisemsalvador,amazon,afinaçaorapidaefacil,viola classica,canto lírico em vídeos no you tube, doação de um violão,musico das cordas itabuna pablo,onde da se aula de canto vitoria da conquista,doação de violino,apostila alan sales,1apostila violao instrumental, REC#lugar do MUSICO BRasileiro é aqui,todo vapor musical,Música: Cidade Vida Itabuna / # Instrumental e vocal BRASIL - YouTube, Música: É Itabuna / INSTRUMENTAL e vocal BRasil - YouTube,ITABUNA CDS OFICIAL - music Completo no Sua Música, Projeto de Música. Música Emoções, ideias, percepções, sensibilidade, beleza, leveza, harmonia. A música é um dos grandes elementos da Educação, Escolas de Música em Itabuna - BA - Escolas de Música em Salvador - BA › Itabuna - BA,Encontre aqui escola de música e conservatório para aprender violão, canto, piano e outros em Itabuna, Músicas Itabuna - Som, Músicas para ouvir, musicas-itabuna,As Top músicas itabuna mais tocadas e as rádios onde mais tocam itabuna, ouça suas músicas itabuna preferidas e mostre para seus amigos seu bom gosto,Acre (AC) Alagoas (AL) Amapá (AP) Amazonas (AM) Bahia (BA) Ceará (CE) Distrito Federal (DF) Espírito Santo (ES) Goiás (GO) Maranhão (MA) Mato Grosso (MT) Mato Grosso do Sul (MS) Minas Gerais (MG) Pará (PA) Paraíba (PB) Paraná (PR) Pernambuco (PE) Piauí (PI) Rio de Janeiro (RJ) Rio Grande do Norte (RN) Rio Grande do Sul (RS) Rondônia (RO) Roraima (RR) Santa Catarina (SC) São Paulo (SP) Sergipe (SE) Tocantins (TO) musical,Curso de Instrumentos Musicais: Canto(Técnica Vocal), Violão, Cavaquinho,Ukulele, Teclado,Piano, # Contrabaixo, # Viola Clássica OU VIOLA DE ARco, Violino, # Violoncelo, Saxofone, Acordeon, Viola Caipira, Gaita, Flauta Doce, Flauta Transversal, em Domicílio, Curso Online Virtual, Curso Presencial, Material Digital de Alta qualidade com alto nível de ensino e de fácil compreensão,Curso Completo De Acordeón Vallenato, Curso Guitarra no Louvor,# Curso Completo de Cavaquinho,Mapa de # Ritmos e Batidas,Pedal Duplo em Alto Nível com Bruno Valverde,Livro " #Curso de Violão para Crianças",VIOLÃO Fingerstyle Fácil/*TECNICA,TREINAMENTO PARA Trompetistas - Trompete 30min - CURSO ONLINE #, #TECLADO # Kit Completo Teclado Gospel,Curso de canto americano/TÉCNICA VOCAL,Aprenda a Ler Partituras Definitivamente Online,# AVID Pro Tools + Waves SSL 4000 + Mixagem e Masterização #,Curso de Flauta Doce Onine_Aprenda já,SAo PaULO, MInas gerAIS, SaNTA cATARina!# "BAHÍA" Instrumental,#Festival de Música # Instrumental na Bahia,#Super #Partituras #PARA VOCE - #Partituras de músicas do gênero #Instrumental E #CANTATA #Partituras de #músicas do #gênero #Instrumental,#com #cifras e #melodias.cOMPRE CUrso online, VIdeo Aula, # ebook, cURSOS PElo meLHOR PReço,credibiLIDADE,SEgurança

Curso de Violino em Itabuna - BA


Clique na Imagem Acima

Arcos para Instrumentos (Luthier)


Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, ES Brasil

Aprender Teclado Online



Curso de Teclado#Aulas

Mais Procurados


oficina_de__violão_gratis_em_salvador,www.instrumentalevocal.com,amazon, afinaçao rapida e facil viola classica,canto lírico em vídeos no you tube, doação de um violão, musico das cordas itabuna pablo,onde da se aula de canto vitoria da conquista,doação de violino,apostila alan sales,#como escrever partitura, onde encontrar MUSICOS baianos,comprAR INStrumentos MUSICAIS,AULAS de cavaquinho em ITABuna e ilhéUS, Curso de VIOLAo graTUITO EM itabuna, onde encontro um LUTHIER PARA instrumentos de SOPRO na baHIA, GRupo musICAL DE Samba em ITABuna e ILHéus.voz e VIolao musicO DE itabuna, ILHEUS,PROFessor de VIOLAO em ITAbuna e ILHEus, ESColha de MUSICA PARA crianças, escOLA DE MUSICA INFAntil itabuna, ilhéus.


Musicos
Vocalistas
Instrumentistas
Instrumentos Musicais